Curso de Quenya em português!

Boa noite! Este post é dedicado à nossos amigos falantes de português! Hoje, mostrarei a continuação de um projeto muito antigo que acabei abandonando por um bom tempo, mas que finalmente emerge das profundezas do meu computador! Há pouco tempo atrás, um amigo me perguntou se eu podia preparar algo básico para dar uma aula introdutória básica de Quenya para os membros da Toca São Paulo, parte integrante do Conselho Branco Sociedade Tolkien. Lembrei que, lá pra 2011, eu tinha começado um material básico exatamente pra isso. Resolvi aperfeiçoa-lo e divulgá-lo aqui (e para os membros da Toca-SP), na forma de uma apostila introdutória  que pretendo estender conforme possível. Um dos maiores problemas que os falantes de português enfrentam ao tentar aprender Quenya é a falta de material. Existe apenas um curso disponível em português, o Curso de Quenya do Helge Kåre Fauskanger.

Curso de Quenya do Helge

Mesmo sendo um material ótimo e altamente recomendado para os que se interessam pelo assunto, ele não é tão simples para um primeiro contato com o Quenya, pois trata de forma muito profunda e completa todos os temas apresentados. Escrevi esta apostila como uma alternativa inicial ao curso do Helge, introduzindo, de forma simples, o leitor a essa língua maravilhosa. O que disponibilizo hoje é apenas um rascunho e um início, abordando apenas a escrita, a pronúncia, o vocabulário e substantivos.  Há alguns exercícios simples, com gabarito no fim da apostila, de maneira a reforçar conceitos apresentados. Com o tempo, espero aumentar os temas abordados, sempre disponibilizando aqui no Quenya101. Este material  não é perfeito, podem haver falhas, tanto conceituais quanto de escrita. Por favor, me contatem sempre que encontrarem algo que não está bom e, também, com feedback, pedidos de temas que gostariam de ver abordados, sugestões, criticas e tudo o mais. Espero que o material, mesmo sendo básico, agrade e disperte uma curiosidade maior ao leitor pelo Quenya. Então, sem mais enrolação, aqui está:  Apostila em pdf.

Até!

By

ND101

Advertisements

9 Comments

Filed under Portuguese, Quenya, School, Tengwar

9 responses to “Curso de Quenya em português!

  1. Pingback: White Tree Awards III | quenya101

  2. Parabéns, Ondo, pela iniciativa, e esperamos por outras oportunidades de aulas lá na Toca. Abração!

  3. Aiya Meldonya !!! Manen nalyë ?

    Eu tenho esse livro. Recomendo a todos.
    Fauskanger é um ótimo escritor. Ele explicou tudo de uma forma muito clara que pelo menos eu não fiquei dúvida. 🙂

    Namárië !!

  4. Giovanni Sellaro

    Cara, muito obrigado pela disponibilização desse material! A comunidade tolkiendili lusófona agradece (:

  5. [POR] Olá, já acompanho o site há cerca de 6 meses, desde que meu interesse pelo estudo do Quenya começou, e acabei optando pelo recurso do livro indicado na postagem, que venho estudando desde então, em conjunto com constantes consultas ao site. Fico feliz em ver esse material novo sendo disponibilizado, certamente teria sido de grande ajuda para mim no começo e creio que o será para futuros estudantes (agora já estou num ponto mais avançado de estudo e já me familiarizei com o curso do Fauskanger). Passo aqui para deixar meus agradecimentos à equipe do site, continuem com o bom trabalho! (Aproveitei a oportunidade da postagem para deixar meu muito obrigado em português pois meu inglês certamente não é dos melhores).

    [ENG] Hi, i’ve been following the website for about six months, since my interest in studying Quenya started, and I chose to reading the book recommended, that i’ve been studying since then, with constant queries in this website. I’m glad to see this new material available, I’m sure that it would be very helpful to me in the beginning and certainly will be for future students (now I’m more advanced in my studies and I’m used to Fauskanger course). Now I want to leave my thanks to the website team, keep doing this good work (and sorry for the bad english)!

    • Ondo Carniliono

      Realmente a ideia é ajudar a galera a começar a aprender Quenya, hehe. Mas continue com o Fauskanger e se prepare para as próximas apostilas que eu lançar aqui, pretendo colocar algumas coisas a mais 😉
      Fico feliz que gostou e agradeço o obrigado (ok, isso ficou estranho)

Á tecë sís:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s